Pilates

Na sociedade moderna o homem vem sendo cada vez mais solicitado a cumprir com eficiência as suas tarefas, principalmente no trabalho. Suas atividades são cada vez mais especializadas e complexas. Isto implica dizer que existe uma maior exigência física, que pode provocar sobrecargas no seu organismo. Dentre estas sobrecargas impostas ao indivíduo, destacam-se as posturais, que conseqüentemente podem levar ao acometimento de algum tipo de constrangimento musculoesquelético.
Com a finalidade de promover saúde e qualidade de vida, prevenindo e/ou corrigindo situações de desconforto musculoesquelético e alterações posturais ou patológicas, oferecemos o Método Pilates.
É um método de atividade física, de treinamento ou reabilitação, que engloba exercícios de alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora e respiração.
O Método Pilates tem como precursor “Joseph Hubertus Pilates”, que foi um alemão enfermeiro e especialista em cultura física.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Pilates treinou os estrangeiros com exercícios de cultura física que havia criado. Após a guerra, prestou um valioso serviço às pessoas que ficaram com sequelas, abandonadas nas enfermarias, utilizando camas beliches, molas de colchões, cadeiras, etc, para exercitar aqueles corpos que estavam imobilizados.
Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos de um campo de concentração cuidados por ele sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.
Joseph Pilates teve uma vida longa e saudável e morreu aos 87 anos. Desde então o método teve grande evolução e hoje o Pilates também é utilizado como reabilitação, tratando uma série de patologias.
Princípios do Método Pilates:
• Respiração – para uma melhor oxigenação do sangue, e consequentemente do tecido muscular a ser trabalhado. O músculo responde melhor ao exercício tanto de força quanto de alongamento. É o primordial para a eficiência do método;

• Concentração – se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos terão uma maior eficiência;

• Centro – o nosso corpo tem um “centro de força” onde se originam os movimentos, que é composto pelo abdômen, parte inferior das costas e glúteos. Todos os exercícios do Pilates têm como objetivo geral o fortalecimento desse centro, chamado pelo método de “Powerhouse”. Assim sendo, é proporcionada uma estabilização da coluna vertebral, permitindo que o corpo, durante os exercícios, esteja em um alongamento axial, ou seja, em alongamento de toda a coluna;

• Movimento fluido – os movimentos devem ser realizados de uma forma harmônica, ou seja, contínuos e ritmados;

• Precisão – os movimentos devem ser realizados em postura adequada e bem coordenados, assumindo o controle do corpo. A última repetição de uma série de exercício deve ser tão precisa quanto a primeira.
Funcionamento: o método Pilates pode ser praticado através de exercícios no solo (tatame), com ou sem implementos manuais (bola suíça, faixas elásticas, rolo, etc…) ou em seus aparelhos tradicionais. Pode ser praticado até três vezes por semana, o que possibilita perceber mais rapidamente algumas mudanças e seus efeitos benéficos.
Praticantes: pessoas de ambos os sexos, das mais variadas idades, de diferentes biotipos (características físicas), pois os exercícios são de intensidade e dificuldade muito variáveis (leves, moderados e avançados), além de ser realizados conforme a individualidade biológica do praticante, respeitando suas possibilidades e atendendo às suas necessidades, em cada etapa da sua evolução dentro do método.
Benefícios: o Pilates proporciona inúmeros benefícios a seus praticantes, tais como: melhora da postura, do equilíbrio, da respiração, da concentração, da flexibilidade, da mobilidade articular, da coordenação motora, da resistência, do tônus muscular (“firmeza” do músculo), aliviando as tensões, estresse e dores crônicas, estimulando o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, facilitando a drenagem linfática e a eliminação de toxinas, promovendo um bem-estar integral, ou seja, corporal e mental.
O Pilates do Espaço Alternativo oferece aos seus clientes um ambiente agradável, tranquilo e climatizado. Cuidamos com carinho e respeito do seu corpo, sempre na intenção de prevenir situações de desconforto ou dor. Oferecemos também um trabalho específico para o idoso, melhorando o seu equilíbrio, coordenação motora, resistência e agilidade, evitando transtornos como quedas, por exemplo, um perigo presente no seu cotidiano.

 

Horários das aulas de Pilates:

Período matutino: Segunda à sexta das 08:00h às 13:00h
Período vespertino: Segunda à sexta das 13:30h às 17:30h
Período noturno: Segunda à quinta das 17:30h às 21:30h

*Aulas possuem duração de até 1 hora, sendo no máximo 3 alunos por horário.

 

Professores de Pilates:
Marcelo Reis Cezar – Fisioterapeuta
Francisco Parobé – Educador Físico